terça-feira, 10 de maio de 2011

Indra e Virochan


Indra e Virochan
Edição de Maio do Vedanta Sandesh
International Vedanta Mission
Swami Atmananda

Tradução e notas de
Swami Krsnapriyananda
Gita Ashrama
2011
Prajapati instrui Indra sobre o Atma ou Brahman

Certa feita Prajapati, um conhecedor de Brahman, declarou: “O Atma, quem é livre do medo, livre da velhice, livre da morte, livre do sofrimento, livre da fome e da sede, e cuja natureza é a Verdade, deve ser buscado. Aquele que encontra e compreende o Atma alcança todos os mundos e realiza todos os desejos”.

Tanto deuses como demônios ouviram esta declaração. Indra entre os Devas e Virochana entre os Asuras, então se aproximaram do Prajapati e disserem: Nós ouvimos sobre o Atma que temos conhecimento, não pode ser tocado pelo pecado, ou velhice, morte e sofrimento, fome ou sede. Por favor, instrua-nos sobre este Atma”.

Prajapati pediu para que eles praticassem austeridades e celibato por trinta e dois anos, e então finalmente os instruiu assim: O Purusha (o Ser) visível aos olhos, refletido na água ou no espelho é o Atma. Olhem a vocês mesmos na água e deixem-me saber o que veem”. Quando eles fizeram isso, Prajapati perguntou a eles: “O que vocês viram?”, então responderam: “Nós vimos todo o corpo”. Prajapati pediu então que eles ficassem bem vestidos, e novamente olhassem a imagem, então eles responderam que tinham visto uma imagem bem vestida. O Prajapati disse, “Esse é o Atma que vocês viram”, e eles foram embora satisfeitos.

Virochana retornou aos Asuras e disse, O corpo é o Atma; sirvam-no bem, e vocês irão obter tudo o que desejam aqui e mais adiante”.

Agora sigamos com Indra. Como resultado de ter levado um vida de retidão e austera, Indra tornou-se equipado com inteligência, o poder do discernimento. No seu retorno do encontro com Prajapati, ele refletiu: “Se o Atma torna-se coxo se o corpo é cocho, e cego se o corpo for cego, e num corpo bem vestido fica bem vestido, sendo destruído quando o corpo é destruído, não vejo nenhum bem neste ensinamento”.

Então ele retornou ao Prajapati, que pediu para ele levar uma vida de celibato por mais 32 anos. Depois deste tempo, ele disse: “Aquele quem se move como o Senhor no estado de sonho, é o Ser, o Atma”. Indra, mais uma vez, retornou e refletiu: “Apesar do sonho o Purusha não é afetado por qualquer dano ao corpo, seja enquanto muda ou se fere, ou no choro, ou no  Purusha sentir dor. Isso, certamente, não é o Ser ou Atma!”

Novamente ele retornou ao Prajapati, e depois de mais 32 anos de celibato, Indra escutou:O Ser, no estado de sono profundo, é o Atma, imortal, destemido; ele é o Brahman. Indra, mais uma vez, expressou dúvida: “O Ser não é afetado pelo sonho, dano ou destruição do corpo, mas ele parece não conhecer a si mesmo, e isso, supostamente, morre no seu estado de sono profundo (sushupti). Eu não vejo um verdadeiro benefício nisso”.

Retornando ao Prajapati, este pediu que Indra mantivesse mais 5 anos de celibato. No fim, o Prajapati achou que Indra estava pronto para receber a verdade, ensinando-o e instruindo-o da seguinte maneira: “Óh Indra! Este corpo é de fato mortal; controlado pela morte. Mas ele é o suporte desta imortalidade, o Atma sem corpo, que a tudo vivifica. Este Atma é a natureza da verdadeira vida e bem-aventurança. Conhecendo este Atma, obtêm-se todos os mundos e todos os objetos desejados, deleitando-se n’Ele”.

hari om

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário