segunda-feira, 16 de maio de 2011

Religião e Filosofia


Religião e Filosofia

Swami Atmananda Saraswati

Tradução e notas de

Swami Krsnapriyananda Saraswati
(direitos reservados na forma da lei)
Gita Ashrama - 2011


Religião e Filosofia são como os dois lados de uma mesma moeda da vida, baseadas nas verdades eternas. Utilizar-se de uma ao custo de outra trará para alguém consequências desastrosas. Swami Vivekananda costumava dizer que, “Religião sem filosofia é superstição, e Filosofia sem religião é mero idealismo”. Ambas estão relacionadas como o um cego e um manco. Aquele não pode enxergar, mas pode andar, enquanto que o outro não pode andar mas enxerga. A Filosofia desvela a verdade, e com os preceitos da religião nós trilhamos a meta sublime desvelada pela Filosofia. Estes dois termos também podem ser comparados no que é normalmente utilizado entre ciência e tecnologia. Um desvela dos fatos enquanto que o outro nos ajuda a traduzir ao dia-dia da vida.

Filosofia
Adi Sankaracharya
Como uma ciência pura, também na filosofia alguém vai para dentro do simples entendimento dos fatos e aspectos da vida. Quem somos? O que é a criação? Como ela aconteceu? Quem é o criador? Qual é a verdade da vida? Qual é minha meta? Qual é o meio de alcançar a meta? O que é felicidade e sofrimento?, etc., etc. Todo o impulso para o entendimento do segredo da vida na sua integridade. Mas diferentemente da metodologia da ciência, a qual busca ocupar-se com a verdade apenas na sua base de entendimento objetivo, daquilo que é perceptível diretamente, o caminho da filosofia junta os vários pedaços e peças, mesmo tentando ver além de apresentar uma hipótese de uma imagem holística, a qual, sem dúvida, foi subsequentemente testada e confirmada sob a base de nossas experiências pessoais. Do efeito à causa é o caminho da ciência, enquanto da causa para o efeito é o caminho da filosofia. Einstein certa feita disse, “Deixe-me conhecer o desejo de Deus, todo o resto são detalhes”.

A filosofia védica desvela a existência de uma realidade transcendental e eterna, a qual é a natureza de Sat-chit-ananda, isso, a qual é pura e incondicional existência, consciência e bem-aventurança nesta, chamada Brahman. D’Ele é unicamente de onde a criação advém, e unicamente é mantida e para dentro do qual retorna novamente. A natureza da criação é tal que a realidade básica permanece intocável e imutável. Isso é denominado como ‘vivarta’, onde um efeito é trazido sem afetar a causa de modo algum. Este sendo um fato, a criação é comparada com uma sobreposição e a causa um substrato. A implicação deste fato implica que apesar de todas as mudanças existe um nível que permanece inalterado por todas as mudanças, apesar de todos os problemas no nível da mente onde existe uma dimensão a qual está livre de todas as limitações e problemas. Este fato é verificável por alguém em qualquer lugar ou tempo. O despertar da uma pessoa para esta dimensão do seu ser é a grande plena experiência de vida, e foi denominada de Moksha – liberação; a meta última da vida humana. A cultura inteira centra-se ao redor deste fato da vida. Apenas aquele quem despertou para esta dimensão é adorado e imitado. Todos os ‘deuses’ simbolizam alguém despertado e também motiva a todos a trilharem o caminho para o despertar subjetivo.

Religião
Uma vez que estejamos cientes de alguns fatos básicos da vida, então a próxima coisa básica a fazer é realizar sobre quais mudanças são necessárias então para facilitar o despertar subjetivo. Haverá um monte de coisas nas quais nós teremos que prestar atenção, e haverá coisas das quais nós teremos que dissociar. Haverá fazer e não fazer, todos visando virar nossa atenção para tal, ou auxiliar a preparar-nos para o “interrogar em-profundo” e o despertar. A religião direciona cada aspecto de nossa vida – relacionamentos, deveres, organização social, estilo de vida, cultura, etc. O centro de todas as práticas religiosas e conduzir a grande fé na existência da verdade eterna chamada Deus, e também facilitar o desenvolvimento de uma personalidade integrada e holística. Esta é a verdade básica, o resto são detalhes. A veracidade e objetivo de todas as práticas religiosas é auxiliar o alcance dos objetivos acima. Se as práticas religiosas não auxiliam a trazer-nos aquilo, então obviamente há alguma coisa fundamentalmente errada, seja com o entendimento ou com o seguimento delas.

A filosofia e religião védicas são altamente conclamadas ao redor de todo o mundo por vários filósofos, por seus testemunhos e princípios verificáveis. É a mais antiga cultura viva. Não apenas o Advaita Vedanta, mas, mesmo o Sanatana Dharma, é pleno destes únicos e perfeitos princípios que, quando o grande Sri Adi Sankaracharya examinou-os com os ‘mestres’ do budismo, durante seu tempo, então a filosofia niilista deles foi literalmente varrida para fora da Índia. É realmente um tema de grande orgulho o nascimento nesta terra da filosofia védica  e do Sanatana-Dharma.

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